terça-feira, 29 de junho de 2010

Aula de cultura com Ruy Carlos Ostermann

Ao chegar à frente do número 698 da rua José do Patrocínio em Porto Alegre, as pessoas se deparam com um prédio histórico, o Studio Clio, onde quinzenalmente acontecem o Encontros com o Professor. Construído no início da década de 20 e totalmente reformado, o espaço continua oferecendo o mesmo requinte da época. Recepcionados com uma taça de vinho e envoltos num ambiente com iluminação suave que lembra luz de velas, os convidados começam a entrar no clima para o início da aula.
A platéia é bem diversificada, estão presentes estudantes, professores, autoridades, homens e mulheres de diferentes classes sociais com um único interesse em comum, a busca por diferentes manifestações culturais. Terezinha Correa, freqüentadora assídua dos encontros com o professor e Paulo Eomczyk, marinheiro de primeira viagem são exemplos de que o bate papo do jornalista e professor Ruy Carlos Ostermann com seus convidados desperta o interesse do público de diversas formas. Além do interesse pelos temas abordados pelos convidados, os encontros com o professor proporcionam uma reunião com um grupo de amigos, como no caso de Terezinha: “Depois a gente sai para jantar e fica discutindo o que ouviu aqui, pois geram muitos assuntos. (...) O que o ser humano mais gosta de fazer é trocar idéias”, destaca Terezinha. Já para Paulo, a experiência foi conseqüência de uma reportagem vista em um programa de televisão. “Eu não conhecia, mas depois de hoje sempre vou verificar a programação”, comenta Paulo.


Os dois participantes demonstram exatamente a intenção dessa reunião cultural, que é facilitar a aproximação dos diferentes públicos com distintos interesses a conhecer ou se aprofundar por temas ou pessoas que normalmente circulam em espaços restritos e elitizados. Na noite em questão, o convidado foi o Dr. em literatura José Hildebrando Dacanal, segundo o próprio Ruy Carlos Ostermann um dos intelectuais mais bem formados. “ José Dacanal possui muita informação, experiência e consolidação de fatos, investindo contra a realidade aparente, considerado um dos últimos polêmicos”, como enaltece o anfitrião Ostermam.


Da primeira frase que Dacanal proferiu até o findar da conversa, ele sempre instigou a platéia a pensar em quebras de paradigmas, usando expressões e frases como “jornalismo sério, publicismo sério é história online,” “conhecimento é poder” “Marx enganou Jesus e Lula enganou os dois”.
E para fechar a noite, uma canja musical com a grande dama do jazz, dona Ivone Pacheco, que fez todos flutuarem enquanto deslizava seus dedos sobre o piano.


A capital gaúcha contempla a todos com as mais variadas opções de cultura, seja com o requinte do inicio do século passado ou simplesmente com um poema ao ar livre e o Encontros com o Professor é uma dessas opções.  

Texto e fotos: Roberta Padilha (Universidade Luterana do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário