terça-feira, 29 de junho de 2010

Fonte de cultura ao alcance do público

Que Porto Alegre é uma cidade culturalmente rica, todos já sabem, afinal, os tantos museus, teatros, prédios antigos e praças históricas, deixam a cidade com um ar de “capital da troca de idéias”. Talvez seja exatamente por isso que os porto-alegrenses gostam tanto de conversar e construir conhecimento. Quem faz parte desse grupo, já deve ter ouvido falar do “Encontros com o Professor”, onde lá no StudioClio, desde 2004, o ilustre jornalista, Ruy Carlos Ostermann protagoniza o evento em formato de talk-show. 

A cada 15 dias, Ruy recebe um convidado para ser entrevistado sobre algum assunto relacionado a cultura brasileira; a conversa adquire um tom informal e o público participa ativamente, sempre incentivado pelo “professor” como é conhecido o jornalista. Muitas vezes, o encontro finaliza com apresentações musicais de grupos locais.

Ruy tem esse apelido desde os tempos da Folha da Tarde, vespertino da Companhia Caldas Júnior, que tinha a cultura como pauta. Formado na UFRGS, lecionou filosofia e psicologia, foi duas vezes deputado estadual e o primeiro Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Nasceu em São Leopoldo e é Cidadão Honorário de Porto Alegre, conhecido por analisar com critério e seriedade o esporte preferido dos brasileiros, o futebol. Ruy também escritor é casado e têm três filhos e cinco netos.
No dia 10 de maio, o convidado para o bate-papo foi o compositor e vocalista do Nenhum de Nós, Thedy Corrêa. A frente da banda há 23 anos, o músico integra a mesa redonda do programa de TV Café TVCOM e têm dois blogs no ClicRBS. Com um grande público e show do Thedy ao fim da entrevista, o encontro mais uma vez foi um sucesso.
Se você ainda não participou de nenhuma edição deste evento, procure não perder a oportunidade de ver um mestre da entrevista em ação, além de conhecer diversos artistas renomados. Lamenta ter perdido as entrevistas já realizadas? Isso tem solução, compre o 5º volume do livro Encontros com o Professor – Cultura Brasileira em Entrevista, disponível no StúdioClio.
Texto: Aline Guterres (Universidade Luterana do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário