quarta-feira, 23 de junho de 2010

Uma compilação de sucesso

A iniciativa do jornalista Ruy Carlos Ostermann, de compor em uma série de livros as sínteses de todas as suas entrevistas com personalidades do estado, foi genial. Dessa forma, leitores que não puderam ler as várias entrevistas agora podem ler todas. E isso sem precisar recorrer a uma vasta pesquisa na Internet para recuperar material antigo, pois as matérias estão à disposição na coleção citada. Além disso, os interessados na cultura do nosso estado, gaúchos ou não, podem conferir o perfil de diversas personalidades num só livro.

Um trabalho de compilação requer muita paciência, mais do que em trabalhos de criação, nos quais o autor usa a sua imaginação, o que pode acabar se tornando talvez mais prazeroso. Ao compilar, o escritor tem que recorrer a material já existente e reunir sua coleta em uma só obra. Muitas vezes é dispendido muito tempo para procurar os textos envolvidos.

Na obra de Ruy, ele teve duas vantagens: o acesso mais rápido ao material e a possibilidade de ser criativo, uma vez que ele podia transformar simples entrevistas em textos jornalísticos ainda mais atrativos.



E criatividade é algo que não falta para  Ruy. Quem já o leu pode confirmar isso. Se a idéia de compor essas obras já era excelente, imagine essa nova iniciativa, paralela ao lançamento do V volume: realizar um concurso de matérias referentes ao evento. Concurso este que dá oportunidade de estudantes de jornalismo mostrarem os seus talentos, no propósito de encaminharem uma colocação futura no mercado de trabalho. Além disso, esse evento aumenta a ‘vitrine’ do livro. Atraídos pelo concurso, mais leitores em potencial terão seu interesse despertado para a obra, e desejarão lê-la. Desse modo, mais gente poderá se aculturar com a leitura de um material bem escrito e culturalmente importante.  

Texto: César Ballardin (Universidade Luterana do Brasil)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário