quarta-feira, 23 de junho de 2010

DICA: Encontros com o Professor


O Encontros com o Professor ocorre quinzenalmente, quando o professor Ruy Carlos Ostermann entrevista personalidades culturais, por meio de um descontraído bate-papo.

Ocorrendo desde 2004, e a cada “show” trazendo uma nova celebridade e o palco lotado, quem vai uma vez, quer ir sempre, pois é extremamente gratificante assistir um célebre como Ostermann entrevistando pessoas da cultura brasileira.

O evento originou a série de livros Encontros com o Professor - Cultura Brasileira em Entrevista, que já está no quinto volume e traz um resumo das conversas realizadas ao longo de cada edição.

Até minha primeira ida ao evento, não considerava de tamanha importância; imaginava que seria chato, e que só o participante falava, não interagindo com o público. Ao contrário de algo cansativo e monótono, o Encontros do dia 22 de outubro de 2009 foi bastante interessante. Eu estava fazendo um trabalho da faculdade sobre a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, mais diretamente sobre o patrono, o jornalista e escritor Carlos Urbim, então achei interessante ir ao evento para acrescentar informações relevantes ao meu trabalho.

Ao chegar ao StudioClio, percebi o quanto o ambiente era agradável e aconchegante. Nesta altura do campeonato, a impressão de que seria chato já estava indo embora.

Os assentos foram quase todos ocupados e a ansiedade em aguardar o professor Ruy e seu convidado Carlos Urbim era grande por todos que ali estavam. Até o momento em que o bate papo iniciou e a plateia permaneceu absolutamente concentrada naqueles ilustres homens.


O patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 61 anos, natural de Santana do Livramento, revelou, muito emocionado, detalhes de alguns acontecimentos importantes de sua vida, quando veio para Porto Alegre, em 1967, para estudar jornalismo na UFRGS. Contou que foram seus filhos a inspiração do mesmo para escrever livros infantis e também falou da sensação de ter sido eleito patrono, entre outros assuntos.

O evento encerrou-se de forma surpreendente: com uma canja musical Sarau da Traça, do livro Uma graça de Traça, criado por Urbim.

Foi um bate papo muito interessante, pois o professor Ostermann (que também já foi patrono da Feira do Livro) levou essa entrevista naturalmente, prendendo a atenção do público que interagiu e absorveu cada palavra que escutou.

E a partir daí, passei a achar que vale muito a pena assistir aos Encontros com o Professor, pois é uma atividade que nos permite, de forma muito agradável, conhecer um pouco mais sobre o professor e seus entrevistados. E o mais interessante é que esse evento é totalmente gratuito.

Quero dizer às pessoas que ainda não foram que vão, pois vale a pena, e muito!

Texto: Priscila Bonatto (Universidade Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário